sábado, 9 de maio de 2009

TERRA DE TRISTEZA

Este poema produzido por um aluno do 9º ano, chamou minha atenção pela maneira como o aluno vê a sua cidade. Numa infinidade de textos que trataram sobre a nostalgia e o bucolismo das cidades, este revela a saudade do que foi um dia sua cidadezinha.

TERRA DE TRISTEZA

Terra de muita gente
Terra de muita dor
Terra que assola a todos
Terra que é um terror

Terra que um dia foi de alegria
onde podíamos viver sem correr riscos
Onde podíamos brincar sem se preocupar
Não tínhamos hora pra sair da rua
Muito menos para jantar

Acabou o sossego
Acabou a alegria
Na minha terra de calmaria
(Poema escrito pelo aluno do 9º ano Plínio Junior sob orientação da professora Sirlene Lemes Silva com base na TP4 - Avançando, p.97)

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CUIABÁ, CIDADE LINDA


Cuiabá, cidade linda de se viver
amar, festar e preservar a natureza
asas embaixo de mangueiras

madames em frente as lareiras

crianças brincando em fileiras

Oh! linda Cuiabá

No fim da tarde
comadres
se encontram pra conversar
crianças se põem a brincar
Oh, minha doce Cuiabá
De manhã homens saem para trabalhar
Esta cidade de lindeza sem igual
Oh, doce e linda Cuiabá.
(Poema escrito pelo aluno do 8º ano Fábio Henrique Assunção da Escola Estadual Bela Vista, sob orientação da professora Gersina Amorim com base na TP4 - Avançando p.97)

OFICINA NO BARÃO

Minha turma na Escola Barão de Melgaço é sempre animada. Ultimamente tem chovido bastante em Cuiabá, mas os cursistas se fazem presentes mesmo debaixo de chuva. Nessa turma, tenho uma professora muito querida, que já está há 32 anos exercendo a profissão. É muita experiência não é mesmo? Nessa oficina, a temática Letramento teve um enfoque totalmente voltado as nossas realidades, já que experiências é o que não falta para essa turma. Como na oficina do dia 06/05, os "procedimentos burocráticos" foram feitos: presenças, objetivo da oficina, discussão sobre letramento, atividades que foram desenvolvidas, etc. Nessa turma, foi interessante o trabalho desenvolvido com o poema "Cidadezinha qualquer", tanto com os alunos quanto com os cursistas. Interessante observar - e participar - quando op mponto de vista é deslocado e passamos de professores a aprendizes. Aqui, novamente a importância do "fazer sentido" mostrou a sua força quando se trata de textos. A construção de sentido, antes observada, agora foi construída. Os procesos de inferência, assunto tratado também nessa TP, ganha novas dimensões quando somos questionados, professores e alunos, sobre "Onde está o significado do texto?". Sem dúvida as atividades e discussões mostraram-se de grande proveito para nossas práticas diárias.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

E AS ATIVIDADES RENDERAM...


Ontem a segunda oficina do GESTAR II e a primeira da TP 04 foi proveitosa. Algumas atividades desenvolvidas pelos professores com seus alunos demonstraram como a intervenção com material e estratégia de qualidade podem fazer a diferença no dia-a-dia às vezes maçante da sala de aula. E é gratificante para mim observar como os professores realmente se motivam também à realização das atividades. Dado os momentos de reflexão, os estudos sobre as unidades da TP iniciam-se. Depois das reflexões, explicitei o objetivo da oficina, de acordo com os critérios da própria TP. Para o cursista, isso é importante, pois dá a ele a visão clara de onde se quer chegar. Em seguida utilizei alguns slides sobre a temática constantes na TP. Nesse momento surgem as dúvidas ou comentários, sempre interessantes pois partem da experiência de cada professor. Como as realidades são diferentes, a troca de saberes se concretiza. É instigante poder ouvi-los. E mostrei a eles um texto, gentilmente cedido por minha colega formadora Solange Benetti. O texto provocou boas risadas (as oficinas, aliás, têm o humor em alta), e suscitou a velha questão CONTEXTO E TEXTO. Dá só uma olhada. Ah, e hoje, logo mais tenho oficina com a minha turma na Escola Barão de Melgaço. Como lá não tem como mostrar (ainda, pois a diretora disse que brevemente teremos o recurso multimídia), eles poderão ver aqui.

A SEGUNDA OFICINA: O GRANDE INÍCIO

A segunda oficina presencial do GESTAR II é o ponto de partida dos nossos estudos. Foi a primeira oficina em que discutimos pressupostos teóricos a respeito dos temas tratados nas TPs. E o nosso objeto de estudo é a TP 04, que traz em seu bojo uma discussão que há muito permeia o dia-a-dia dos professores de Língua portuguesa: o LETRAMENTO e a FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA. Nos dias 6, 7 e 9 de maio - data das oficinas nos pólos em que atuo como formador - o tema será debatido a partir das experiências e reflexões dos grupos de estudo. Agora já embasadas em atividades desenvolvidas em suas turmas nas escolas, avaliar como o GESTAR auxilia em sala de aula.
  • O letramento se refere aos modos com que a escrita se apresenta na nossa sociedade, seus usos e as suas funções nas diferentes situações comunicativas em que é utilizada coletiva e pessoalmente. Os usos sociais e as funções da escrita fazem com que sua organização ocorra de modos diferentes.

Só este conceito já foi suficiente para que as reflexões pudessem ser confrontadas e aliadas às práticas pedagógicas, ontem, na primeira oficina da semana. Depóis de entregue o material para alguns cursistas que ainda não o tinham recebido, nossa acolhida foi feita a partir dos slides SER JOVEM, o que suscitou discussões sobre a importância do "fazer sentido" em nossas leituras. A partir de experiências que todos já tinham vivenciado, pudemos começar nossas discussões.