terça-feira, 2 de junho de 2009

POR QUE MEU ALUNO NÃO LÊ?

Depois dos vídeos e um rápido comentário sobre eles (na escola Barão de Melgaço começamos com informes e acolhida) iniciamos nossos estudos com a p.114 da TP4 que explicitam claramente quais os objetivos da leitura e a importância do uso de procedimentos adequados ao desenvolvimento de habilidades de maior complexidade. Destaca-se aqui a coincidência de atividades - além das tarefas exigidas - desenvolvidas pelos cursistas com seus alunos. Vários professores utilizaram de forma adaptada o texto "Admirável mundo louco" - p.118 da TP4- em suas salas de aula em diferentes anos do ensino fundamental. Nesse momento, aproveitando-se dos relatos dos cursistas, passamos - por sugestão de alguns cursistas - a leitura do texto "Por que meu aluno não lê?" - p.147 e 148 da TP4. A leitura propiciou outro momento interessante de reflexão: o texto expressou tão bem nossas dificuldades quando nos deparamos com o "desinteresse" pela leitura, que tivemos que interromper o assunto para falar dos "Avançando" desenvolvidos por eles, dada a discussão por ele despertada. Uma característica dessa oficina foi a diversidade das atividades propostas. Foram usadas quase todas as propostas do Avançando, o que mostra que o GESTAR consegue atender a situações variadas de ensino. Ah, o vídeo do Jô Soares está aqui por motivos técnicos. Divirtam-se com as pérolas.