terça-feira, 12 de maio de 2009

GESTAR EM BRAILE


Essa atividade tem que ser vista, pois ela é a prova concreta que a linguagem ultrapassa barreiras que por vezes julgamos intransponíveis. A professora Maria Aparecida Robello atualmente dá aulas no INCEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso. Quando iniciou o GESTAR II, preocupou-se em como desenvolver as atividades propostas nas TPs com seus alunos, já que o material não existe em braile. Alguns alunos escrevem e leêm em braile, outros ainda não. No entanto a professora desenvolveu uma estratégia de desenvolver as atividades através da oralidade, para que a aprendizagem se concretizasse na produção escrita. E que satisfação ao perceber que mesmo com deficiências visuais que o impedem de ler imagens, quando o trabalho é bem desenvolvido, é possível a produção. As imagens mostram os pontos escuros porque foram pintados(idéia nossa), para tornar visível a produção do aluno na imagem.
(Textos escrito pelo aluno Genivaldo no INCEMAT - Cuiabá/MT sob orientação da professora Maria Aparecida Robello com base na TP4 -Avançando, p.50)

domingo, 10 de maio de 2009

Atividade de Monitoramento

Essa atividade foi desenvolvida na Escola presidente Médici com uma turma de 7º ano. Algumas aulas anteriores foram desenvolvidas pela professora com o objetivo de orientar os alunos para produção de um texto sobre diversidade cultural, através de vídeos, fotos e pesquisas na Internet no laboratório de informática da escola. Depois dessa etapa, passou-se a confecção dos convites. A professora achou a atividade instigante para que se ampliasse nos alunos a noção de audiência, fazendo com que pensassem em um grupo de interlocutores ou um interlocutor em especial. os convites produzidos pelos alunos foram mostrados em outras turmas, que avaliaram os convites com base na criatividade, cuidado na confecção apresentação e a possibilidade de utilizá-los em um contexto real.
(Atividade desenvolvida no 7º ano da Escola Presidente Médici - Cuiabá/MT sob orientação da professora Maristela Campos de Arruda com base na TP4 - Avançando, p.5o)