Essa atividade tem que ser vista, pois ela é a prova concreta que a linguagem ultrapassa barreiras que por vezes julgamos intransponíveis. A professora Maria Aparecida Robello atualmente dá aulas no INCEMAT - Instituto dos Cegos de Mato Grosso. Quando iniciou o GESTAR II, preocupou-se em como desenvolver as atividades propostas nas TPs com seus alunos, já que o material não existe em braile. Alguns alunos escrevem e leêm em braile, outros ainda não. No entanto a professora desenvolveu uma estratégia de desenvolver as atividades através da oralidade, para que a aprendizagem se concretizasse na produção escrita. E que satisfação ao perceber que mesmo com deficiências visuais que o impedem de ler imagens, quando o trabalho é bem desenvolvido, é possível a produção. As imagens mostram os pontos escuros porque foram pintados(idéia nossa), para tornar visível a produção do aluno na imagem.
(Textos escrito pelo aluno Genivaldo no INCEMAT - Cuiabá/MT sob orientação da professora Maria Aparecida Robello com base na TP4 -Avançando, p.50)