sábado, 4 de abril de 2009

APRENDIZAGEM

A primeira oficina foi um sucesso. E mostrou que os professores de Língua Portuguesa de Cuiabá estão empenhados em fazer um bom trabalho de intervenção em suas práticas buscando a melhoria de suas estratégias de ensino. Como a grande maioria já havia participado do GESTAR I, em que foram feitos as TPs 1, 2 e 3, as explicações sobre o guia geral transcorreram sem nenhum problema. As perguntas feitas estavam relacionadas ao projeto e às novas regras da certificação. O interesse no material foi grande, e mesmo com o peso, todos ficaram muito motivados quando puderam manuseá-lo. No início da oficina, duas mensagens foram repassadas aos cursistas, como acolhida e como ponto de partida para reflexão. Após as reflexões suscitadas pelas mensagens de acolhida, passamos a leitura do Guia Geral e a explicação dos tópicos mais importantes. Na Escola presidente Médici, conto com o auxílio de um datashow, porém na pólo Barão de Melgaço não há nenhum recurso multimídia.
Aqui vocês vão ver um outro slide que fala muito a nossa profissão: a capacidade que nunca devemos perder de aprender e saber há mais conhecimento a adquirir. Essa reflexão também foi feita com os cursistas do que é Aprender, e como isso tem influência direta em nosso cotidiano como professores. Espero que gostem.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

E as memórias se iniciam...

As memórias do GESTAR em Cuiabá começam no dia 01/04/2009, quando ocorre a primeira oficina presencial. Apesar de ser apenas uma explicação sobre o Guia geral, há muita expectatitva do formador - eu, o autor dessas memórias - já que o número de inscritos foi grande. Na Escola Estadual Presidente Médici, um dos pólos do GESTAR II em Cuiabá, há duas turmas, uma as quartas e outra aos sábados, totalizando mais de cinquenta cursistas. É muita gente!! Espero que o número continue até o final, pois sabemos que nossos professores, apesar de muito interessados, enfrentam alguns obstáculos para concluir o curso. Também tenho uma turma na Escola Estadual Barão de Melgaço, às quinta-feiras, outro pólo em Cuiabá, com um total de vinte cursistas. Esse slide foi utilizado no início da oficina, propondo a percepção de um novo olhar sobre algo já conhecido, porém não ainda descoberto. Muito bonito, e fez com que todos no encontro refletissem sobre como olhar algo que parece desbotado e nele enxergar um novo colorido. Vale a pena.