sexta-feira, 11 de setembro de 2009

E OS ARGUMENTOS EXPLODIRAM...

E argumentos sempre me lembra o Calvin. Depois de analisar a imagem, iniciamos as reflexões - hora do estudo!!! A oficina começa, com propriedade, com a utilização doos versos de Fernando Pessoa:


Para ser grande
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.Assim em cada lago a lua toda
Brilha porque alta vive.
Fernando Pessoa


Poucas palavras , mas que sem dúvida falam muito ao nosso dia-a-dia. Nesse inicio das conversas acerca dos tipos de argumentos - baseados no senso comum; em provas concretas; por ilustração; exemplo; autoridade e raciocínio lógico - as atividades desenvolvidas pelos cursistas com os alunos ganham vida, principalmente no que tange aos textos publicitários. Aqui, desenvolve-se a idéia de Tese e Argumento, e a importância do planejamento da escrita, motivo pelo qual a atividade 3 da página 87 da TP6 chamou tanta atenção.



quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ARGUMENTAÇÃO

Essa TP era muito esperada pelos cursistas, já que Argumentação é sempre um assunto que desperta reflexões e por vezes polêmicas acerca de como abordá-la e fazer comk que nossos alunos não a vejam como um ET. Como sempre, os conceitos trazidos na Tp6 foram claros e precisos, e principalmente para os professores do nono ano, foi um material de apoio sem precedentes. As atividades sobre o planejamento da escrita chamararam a atenção dos cursistas, mas o sucesso dessa primeira parte sem dúvida foi para as peças publicitárias produzidas pelos alunos e cursistas. Essa oficina tem início com a apresentação da mensagem Morangos, como elemento catalisador da esperança e do ânimo que sempre devemos ter. Meus amigos da Escola Barão de Melgaço, pra vocês que não viram, e para todos nós que as vezes somos mordidos pela desesperança.