sábado, 4 de julho de 2009

E AS PALAVRAS GANHAM VIDA

A FANTASIA fez todos viajarem na oficina. Bela escolha do quarteto Elizabeth, Maria das Graças, Ana Maria e Marilza. A fantasia que nos leva ao desejo e que nos faz criar.
Qual a sua? Épreciso tê-la? É proibido? Quando a fantasia ultrapassa os seus domínios. Reflexões que criaram asas...

AMOR, CRIAÇÃO E DOR. Quando discutimos que a estilística leva a emoção e a afetividade como pontos chave para que tenha real significado com as palavras, as imagens falaram por si. O AMOR, criação dos cursistas Keisa, Maria Cristina, Cleusa e Janeth imbricam-se naturalmente com a CRIAÇÃO, também feito pelo mesmo grupo e entendido como a criação a partir da "língua de KMÕES". E como sempre afirmamos que o meio, o contexto atravessa o nosso discurso através de outras vozes, a DOR aparece na face da violência, sob a visão dos cursistas Luzeni e Jair. Totalmente demais.

As cursistas Vera e Nelza optaram pelo ESTILO. Nada mais próprio. Porque entenderam o estilo como parte da vida. Interessante observar como os conceitos de discurso e de vida se relacionam neste momento. E ao lado do estilo o PRAZER com que nos presenteou as cursistas Djenane e Sônia. O prazer do dia-a-dia, comum e tão necessário à vida ( e a nossa profissão ). As cursistas Anne Cristine e Isis falaram da VIDA. A que se ganha, a que se perde nas tragédias da própria vida e da arte de viver. E nas paequenas frases do cartaz a vida que se torna conhecimento. Espetacular, como vocês.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

OFICINA To Podendo 05

A oficina da TP5 começa e dei o nome de To Podendo porque meus cursistas estão podendo mesmo. Cada dia melhores e com atividades que impressionam pela qualidade. Nesta oficina, como falamos de estilo - e isso o pessoal tem de sobra - e Estilística, começamos a oficina com o slide da Mercedes Sosa, VOLVER A LOS 17 (turma do Barão, não deixem ver, é muito bom) para animar o espírito.
Depois passamos a uma atividade proposta na página 58 da TP5, que adaptei para ser feita como dinâmica introdutória. Foram escolhidas palavras como AMOR, PRAZER, BELEZA, ESTILO, etc. Entreguei as palavras em cartões, pedi que as turmas se dividissem em trios e escolhessem uma palavra dos cartões. Depois, tentariam dizer, através de imagens, o significado da palavra que escolheram. Em todas as oficinas, nesse momento, os cursistas voltam a ser alunos. Todos gostaram das atividades, principalmente as turmas do período noturno. O GESTAR também é relaxamento!!!! Na sequência, cada grupo socializou suas conclusões sobre o cartaz feito. A atividade deu tão certo que os cursistas, mesmo ainda em uma atividade inicial, fizeram considerações tendo como base os fundamentos teóricos da TP5, principalmente o conceito de Estilística exposto na página 25 da TP. A dinâmica inicial tornou-se, naturalmente, uma atividade da oficina.